Visualizações

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

"Meu berimbau pede paz sem violência e sem guerra"


"Meu Berimbau pede paz sem violência e sem guerra"


         Em 2013, a violência mundial resultou na morte de cerca de 1,28 milhões de pessoas, em 2015, o Brasil conquistou o pódio nesse ranking, temos 21 cidades entre as 50 mais violentas do mundo. Isso é uma triste realidade!
          A falta de estrutura familiar, é o fator que mais contribui na formação de personalidades violentas. Geralmente a violência é atingida na sua grande maioria, as famílias de baixa renda, que por sua vez, não tem acesso à educação escolar, falta tempo aos pais para dedicar a seus filhos e ensinar a eles a ética, os valores morais, a integração social e impor os limites através do respeito e a disciplina.
          Vivemos em uma sociedade capitalista que idealiza e celebra o consumismo. Quem se sente excluído deste glamour, está mais sujeito a sentir ódio ou revolta. Em função disso, muitos dos nossos jovens e até mesmo crianças ainda em formação de consciência, se deixa levar ao crime onde lhes é oferecido poder, por meio da prostituição, das drogas, da corrupção, enfim, todos repletos de violência.

           Diante deste quadro, vejamos então como entra a capoeira nesta causa!

           Como vemos em todos os grupos sociais, encontramos pessoas que semeiam a discórdia, alguns por falta de educação, outros por doença mental... ou até espiritual. Uma pena, pois são os maiores prejudicados! Mas, daí vemos a necessidade da procura de um bom Mestre que prima pela verdade das raízes, o verdadeiro ensinamento da capoeira que está gravado em sua essência.
            A violência é uma aversão dos fundamentos da capoeira, visto que ela prima pela disciplina e valores morais, a luta vem como instrumento de defesa pessoal e não de valentia. A capoeira treina seus praticantes para ser pessoas íntegras, capaz de liderar e desenvolver trabalho em equipe, por certo a violência não encaixa nesse contexto.
           Para aprender a capoeira é necessária uma profunda paz de espírito, pois aonde prevalece a técnica, não predomina a ignorância. Não há possibilidade de aprender a capoeira com violência e descontrole, “a pressa é inimiga da perfeição”. Quem pratica essa arte, tende a ser uma pessoa mais calma e pacífica, sabemos que dependemos um do outro e valorizamos a vida acima de tudo.
           Na capoeira aprendemos que ninguém é nada sozinho, cada ser se mostra bom naquilo que faz, porque os outros proporcionam isso. Não há possibilidade de haver uma roda de capoeira se essa não for em grupo, vou tocar berimbau para quem jogar? Vou jogar com quem? Vou cantar para quem? Pense, depois de ler esse artigo, ainda acha que a violência faz algum sentido para o capoeirista?
         
           E para fechar bem esse artigo, deixo a você duas listas de regras básicas no recinto onde se treina a capoeira, a primeira é da academia de Mestre Bimba (Mestre de nosso Mestre Camisa) e a segunda é do CEMB (Elaborados pela equipe de Mestre Camisa). Note que boas disciplinas eram aplicadas tanto no passado, quanto no presente e com certeza serão aplicadas por todo o sempre.

Disciplina da academia de Mestre Bimba:

– Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência da capoeira.

– Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.

– Praticar os fundamentos todos os dias.

– Não dispersar durante as aulas.

– Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.

Disciplina do CEMB (Centro Educacional Mestre Bimba) em Cachoeiras de Macacu-RJ

  1. Respeitar a natureza;
  2. Não alimentar os animais e nem maltratá-los;
  3. Não desperdiçar água;
  4. Não jogar lixo no chão e, se encontrar, apanhá-lo e acondicioná-lo nos compartimentos próprios;
  5. Não fazer trilha, arvorismo, nadar ou cavalgar sem o acompanhamento do instrutor ou orientador autorizado;
  6. Deixar sua cama e seus objetos pessoais sempre organizados;
  7. Lavar os utensílios utilizados após todas as refeições;
  8. Não jogar papel higiênico ou outros materiais dentro do vaso sanitário ou pia;
  9. Após passar pelas porteiras, feche-as;
  10. Aqui ninguém acha e nem perde, encontra ou esquece ou deixa cair, assim, se encontrou ou esqueceu algo, procure a Comissão Organizadora do evento.

    Aqui não é minha casa, nem sua, é nossa! Vamos cuidar?

O berimbau pede paz (Lobisomem e Mestre Camisa)
Cd Abadá - Capoeira Campanhas sociais



          Se quiser saber um pouco mais como age a capoeira na vida de quem a pratica, escrevi a respeito em outro post, basta seguir o link abaixo:


Comente, pergunte e compartilhe, vou gostar de ler a sua opinião!


Um grande abraço, Ezequiel Reis (Miau)

Um comentário: